Bacia De Potiguar
Introdução
Localização da Bacia de Potiguar
Estratigrafia
Primeiras Descobertas
Principais Campos
Bibliografia
3
4
5
7
8
9
Introdução A Bacia de Potiguar engloba blocos terrestres e marítimos situados em bacias maduras (exploradas) na Região Nordeste e é uma das dez bacias brasileiras produtoras de petróleo e gás natural. Possui 75 campos em terra e ainda tem potencial para descoberta de óleo. Com campos em águas rasas e em terra a bacia de potiguar está entre as maiores produtoras de petróleo onshore do Brasil.
Localização da Bacia de Potiguar Esta bacia situa-se no extremo leste da Margem Equatorial Brasileira, compreendendo um segmento emerso e outro submerso, ao longo dos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. O Alto de Fortaleza define seu limite oeste com a Bacia do Ceará, enquanto que o Alto de Touros define seu limite leste com a Bacia de Pernambuco-Paraíba. Sua área total possuicerca de 119.295 km², sendo 33.200 km² (27,8%) emersos e 86.095 km² (72,2%) submersos, chegando até 3km de lamina d’água. Sua formação ocorreu devido ao faturamento dosupercontinente Gondwana, separando os futuros continentes daÁfrica e América do Sul, que resultou num rift Neocomiano NE-SW, coberto por sedimentos neocretáceos e terciários.
Estratigrafia
A estratigrafia da bacia de potiguar divide-se e 3 grupos(parte emersa):
Areia branca constituído pela formação Pendência e formação Alagamar.
Apodi com as formações Açu, Quebradas e Jandaíra
Grupo agulha reunindo as formações Ubarana, Guamaré e Tibau
Formação Pendência: caracteriza-se por arenito médio a grosso, cinza esbranquiçado, com intercalações de folhelho e siltito cinzento. Esta unidade ocorre preferencialmente preenchendo os baixos estruturais de grande porte, sincrônicos a sua deposição. Os sistemas deposicionais interpretados para esta formação apontam para leques aluviais associados à falhamentos e sistemas fluvio-deltaicos prograndando sobre pelitos lacustres, entremeados por freqüentes