bacharel em educação física
PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETENCIAS DOCENTES COM ÊNFASE NO ENSINO SUPERIOR
ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR – JUCINEIDE
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: A ESCOLA E OS VALORES: AÇÃO DO PROFESSOR
FRANCISCO
ROQUE
SAMUEL
LINHARES
2014
TEXTO: A ESCOLA E OS VALORES: AÇÃO DO PROFESSOR
A PARTIR DO TEXTO, FAÇA UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS MORAIS E ÉTICOS, RELACIONANDO À PRÁTICA DOCENTE.
Segundo Piaget, Se investidos de afetividade, eles se tornam valores, e não deixam o sujeito indiferente. Assim, definido valor, qualquer objeto pode tornar-se um.
Com base na descrição de Piaget, entendemos que a escola encontra-se em apuros, devido uma inversão de valores na sua relação com os alunos e a sociedade. Visto que, ha uma deterioração da moral e ética no ambiente social, uma vez que prospera cada dia a impunidade e a injustiça nos guetos sociais. Logo compreendemos que se faz necessário uma reengenharia sócio educacional, aonde os atores sociais (escola, família, alunos e professores).
É essencial um pacto pela educação, na sua reestruturação do conteúdo, nos direitos e deveres para com os mesmos na escola e também na sociedade. O desenvolvimento do conhecimento, da moral, dos valores éticos e técnicos, pois o professor como agente transformador, não pode cruzar os braços e aceitar passivamente tudo isso.
O plano moral são as ações obrigatórias, sendo que o plano moral se refere aos deveres, ou seja, restrição da liberdade de ação. Onde as famílias transferem o papel principal de transmitir os princípios éticos, para a igreja e as escolas, princípios estes no campo moral, ético e comportamental.
A famílias, tem um papel fundamental na formação ética em relação a postura dos alunos, formando-o, com coerência nos campos comportamentais, éticos e morais, independente do seu contexto social.