Bacharel em Educação Física
Objetivo: Socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se na primeira parte da aula, alongar os grandes grupos musculares passivamente e por fim promover o relacionamento interpessoal, controlando o stress do grupo, gerando confiança e comunicação não verbal.
Material: som com música
Parte inicial:
Dinâmica do nó humano.
Formar um círculo, todos de mãos dadas. Orientar cada um para observar bem quem está ao seu lado direito e ao seu lado esquerdo – “Não pode esquecer, nem trocar!” Pedir ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala e depois pedir que parem onde estão.
Pedir que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, deve-se ter um nó humano, com braços cruzando por cima, por baixo...
O objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve, conversando entre si, determinar quem passar por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo.
Parte principal:
Alongamentos em duplas.
- Panturrilhas e punhos: um aluno de frente um para o outro, estender os braços e apoiar as palmas das mãos com as mãos. Uma perna fica flexionada a frente e a outra estendida atrás, de modo que os pés fiquem todos no chão. Na troca deve-se apoiar o dorso das mãos e trocar de perna. (15” cada lado)
- Isquitibiais e posterior da coxa: segurar a perna direita do colega, e vice-versa, dando as mãos para apoiar-se. Trocar de perna (15” cada lado)
- quadríceps: apoiando-se no colega, para assim fazer4 uma melhor flexão do joelho. (15” cada lado)
- inclinação lateral do tronco: um de lado para o outro, dar as mãos, um braço fica estendido embaixo e o outro fica estendido a cima da cabeça, inclinar o tronco para lado, flexionando as pernas. Variação: inclinação do troco e braços a frente. (15” cada lado)
-