AÇÃO VOLUTARIA
Para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcança-los é preciso que haja planos. Os primeiros passos de um Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização – suas divisões, seus departamentos, e assim por diante. Nesse ponto, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização. Sem Planejamento nada funciona.
O que é planejamento?
Para muitos algo desnecessário, mas para empreendedores que visam organização e crescimento de sua empresa, este com certeza é um passo essencial. Planejamento é escolher um negócio, um produto, ou serviço que será destinado a um mercado ou cliente, tendo como base a definição de objetivos, cursos de ação e meios de execução. Definições essas que afetam a empresa e seu futuro, pois se trata de planejamento estratégico, que depende do tático e operacional para estruturar os objetivos traçados para aquele negócio.
No conteúdo a seguir, serão apresentadas as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma simples, deixando claro que as principais funções de um administrador é realizar o planejamento para venda e lucro do produto na qual esta trabalhando. Iremos também mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Extensão Universitária destinado a responsabilidade social para a arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis para uma instituição de caridade.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é a cadeia de objetivos e meios, a partir de uma ideia ou produto ou serviço, na qual deve ser definida a área de atuação ou ramo de negócios sendo ele pequeno médio ou de grande porte, na qual com o crescimento da empresa, a prática ou estratégia estabelecida evoluem, aprimorando-se, tornando o produto competitivo e atualmente de forma sustentável na