TRABALHO
Vulgarmente é a aquisição de conhecimentos que se realiza pela audição de explicações orais,execução de exercícios etc. Esse conceito não é exato, de fato alguém pode saber de memória um trabalho de psicologia, por exemplo, e não conhecer realmente a matéria.
Para outros, aprender significa adquirir um novo modo de agir. Se acrescentarmos a essa definição a ideia de aperfeiçoamento e de consciência, inteligência e auto-atividade, teremos uma definição completa, encerrando as características da aprendizagem.
A aprendizagem é um processo inteligente e seletivo,não consiste num encadeamento de reflexos ou numa reação cega e inconsciente a estímulos externos, mas é uma atividade consciente que implica sempre; compreesão da situação.
A aprendizagem é um processo dinâmico e auto- ativo. O principal agente da aprendizagem é a própria atividade do aluno, não apenas uma atividade externa e física, mas atividade interna e mental.
A aprendizagem é um processo sintético e global, e que entra em jogo a própria personalidade, e não consiste numa aquisição de estados mentais isolados ou de reações nervosas fragmentárias.
A aprendizagem é um processo que apresenta diferenças individuais, embora conservando os seus caracteres essenciais. Essas diferenças resultam de causas várias com capacidade intelectual, temperamento, clima, sociedade, família etc.
È necessário diferenciar aprendizagem e ensino, ensino é a trasmissão de conhecimentos por meio de explicações orais, indicações de livros etc, o mestre dá a ciência e o aluno recebe.
Definições de Dificuldades de Aprendizagem
Não há consenso na literatura em relação à definição para DA. Numa perspectiva orgânica as DAs são consideradas como desordens neurológicas que interferem na recepção, integração ou expressão de informação e são manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da fala, audição, leitura, escrita, raciocínio, habilidades matemáticas ou habilidades