Filosofia
As escolhas revelam o caráter de cada pessoa , uma vez que , tornam visíveis os julgamentos interiores de cada um , suas opiniões sobre o mundo e sobre a forma de comportamento que considera adequada. Assim , as escolhas acabam por revelar conceitos e preconceitos. As escolhas , por fim , fundamentam-se na vontade da pessoa, os impulsos interiores.
2 – COMO PODE SER ENTENDIDA A VONTADE?
A vontade é entendida em termos dos impulsos interiores , que podemos chamar “instintivos”, porém especialmente em termos de nossas capacidades racionais como a premeditação, dentre outras, que diz respeito à nossa capacidade de visualizar mentalmente um objetivo desejado e planejar as ações que temos de executar a fim de conquistar-lo.
3 – QUAIS ELEMENTOS DEVEM SER OBSERVADOS PARA SE ENTENDER CORRETAMENTE O QUE É VONTADE?
Para entendermos corretamente o que é vontade precisamos observar alguns elementos. Entre eles o papel do querer e da consciência da pessoa que realiza as ativades. Além disso também devemos observar as circunstâncias vividas pela pessoa e a sua consciência de si mesma , da realidade que esta inserida e das possíveis conseqüências de seus atos. Uma vez que a vontade não deve ser considerada de forma isolada.
4 – COMO SE CARACTERIZAM AS AÇÕE: A) NÃO VOLUNTÁRIA; B) INVOLUNTÁRIA E, C) VOLUTÁRIA?
A) Uma ação não-voluntária acontece quando a vontade não pode ser considerada como fazendo parte da origem da ação nem como participante dela para realização da ação. Assim, o principal nesta categoria é que o agente não pode ser responsabilizado pelo que faz , e não pode sentir satisfação nem arrependimento. Por exemplo: Sonambulismo.
B) A ação involuntária relaciona-se com a vontade do agente, embora de forma dependente. O agente é obrigado a realizar alguma coisa , forçado por circunstâncias ou outras pessoas, ou quando pretende realizar determinada ação e por acidente ou