empreendedorismo
Escrito por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia
Uma coisa engraçada que gira em torno do empreendedorismo é a ideia do empreendedor como herói invencível, que luta contra tudo e todos e sempre sai vitorioso, independente de quão difícil seja a situação. A grande questão é que mesmo os heróis passam por momentos de decepção, em que sua motivação é posta à prova e ele fica pensando se realmente vale a pena seguir em frente.
Se você parar pra pensar, verá que toda história de herói, desde a mitologia grega até a trilogia Guerra nas Estrelas, usa uma estrutura mais ou menos assim:
1. Vida normal
Para criar uma empatia com o público, o herói é mostrado como uma pessoa com tarefas corriqueiras. Mesmo no caso do Super-Homem, que possui super poderes desde bebê, os filmes sempre mostram sua vida de adolescente, descobrindo aos poucos como lidar com o fato de ser diferente.
2. O chamado
Seja motivado por um mentor (Karate Kid) ou para proteger o seu povo de um mal terrível (Batman), o herói sempre, eu disse sempre, passa por algum tipo de momento mágico em que ele compreende que ser alguém maior e isso o faz iniciar essa jornada.
3. A entrada em um mundo especial
No início, tudo é mágico e o herói fica deslumbrado com suas novas habilidades. Ele finalmente está se diferenciando das pessoas comuns. O maior exemplo dessa fase é quando Neo (Matrix) é inserido na simulação de luta em Matrix.
4. A provação
Por mais que nesse momento o herói tenha novas habilidades e seja diferente das outras pessoas, ele não pode chegar e já querer sentar na janela. Sempre haverá alguém que estava lá primeiro e possui maior domínio sobre aquelas habilidades.
Infelizmente, essa pessoa é o vilão e isso faz com que o herói se sinta muito mal por ter perdido. Quem não se lembra da tristeza do Homem Aranha quando o Duende Verde sequestra sua tia e ele não consegue impedir?
5. Fortalecimento e vitória
Depois da