A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A ORIGEM DA CONTABILIDADE 04
A CONTABILIDADE NO BRASIL 05
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE 06
CONVENÇÕES CONTÁBEIS 07
TEORIA DA CONTABILIDADE 09
A PROPAGAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
O surgimento da Contabilidade desde o princípio da civilização. O homem sentia a necessidade de controlar e cuidar de seus bens, com isso se dá os primeiros indícios do surgimento da contabilidade, onde no início era chamada de “A arte de escrituração mercantil” segundo pesquisadores.
Mas o conhecimento e concretização que temos de fato está atribuída ao frei Luca Pacioli que, em 1494, escreveu o Tractatus de Computis et Scripturis , utilizando o Método das Partidas Dobradas, tal método proporciona o controle patrimonial. Contudo alguns historiadores insistem em afirmar que tal método já existia e era usado por diversos centros comerciais italianos, mas os mesmos historiadores informam que o frei Pacioli apresenta a primeira obra que sistematiza e torna popular a Contabilidade.
Algumas empresas de auditoria da época influenciaram e determinaram a mudança da escola Italiana para a Escola Americana, onde o trabalho desses profissionais estava voltado ao acompanhamento das multinacionais anglo-americanas. Então munidos de manuais de procedimentos e de como deveriam treinar os profissionais, por sua vez preparariam as normas contábeis em nível governamental, sendo fato determinante de influência para as empresas menores, assim como os legisladores e quem mais tivesse envolvido nesse trabalho.
No início as escriturações eram feitas com materiais duros como a pedra, o osso, o ferro, o bronze, além de outros materiais menos duros e perecíveis, como a madeira, a tela, a seda e as tabuletas de cera, que davam formas mais livres e cursivas à escrita. Vemos a evolução no uso de papiro, pergaminho, papel e a pena de