Ação monitória
MERCEARIA SECOS E MOLHADOS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, CNPJ Nº (número), com sede à (endereço), nº (número), (bairro), em (cidade)/(UF), vem por meio de seu advogado e bastante procurador, conforme procuração anexa (doc 1), perante Vossa Excelência, propor
AÇÃO MONITÓRIA com fulcro rito especial do artigo 1.102-A e seguintes, em face de GILBERTO (SOBRENOME), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), portador da cédula de identidade RG Nº (número) e inscrito no CPF/MF sob o Nº (número), residente e domiciliado à (endereço) nº (número), (bairro), em (cidade)/(UF), pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:
DOS FATOS
1. A autora, através de seu diretor comercial o Sr. Júlio (sobrenome), na data de 03 de dezembro de 2007, alienou e entregou mercadorias ao Sr. Gilberto (sobrenome). A relação de mercadorias está descrita na nota fiscal nº 1.102, série A (doc 2), no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
2. O requerido quitou a referida obrigação por meio do cheque nº 104.765-9, série AA (doc 3), de sua emissão, sacado contra o Banco da Praça S/A. Contudo, na data de 07 de dezembro de 2007, a referida cártula foi devolvida pela segunda vez pelo banco sacado sob a indicação de insuficiência de fundos (motivo 12, conforme o Anexo à Resolução nº 1.682, artigos 6º e 7º do Banco Central do Brasil).
3. A requerente, até a data de hoje, não conseguiu receber seu crédito, pois o requerido descumpriu todos os acordos até então firmados para a quitação da dívida em comento.
DO DIREITO
4. Narrados assim, quanto ao contrato de compra e venda estipula o artigo 481 de nosso Código Civil que um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.
5. Destarte em relação ao inadimplemento do requerido destaca o artigo 397 que o inadimplemento da obrigação, positiva e