Ação estrategica
São as intenções e as ações que devem ser executadas tendo em vista o cenário presente, as oportunidades e as ameaças para poder construir e atingir o cenário futuro desejado. Toda empresa, por menor que seja, deve ter uma visão de futuro, um olhar para frente onde deseja chegar, pois, quem não sabe onde deseja ir, tende a ter muito mais dificuldades na medida em que não se planejar, não se antecipa aos problemas nem visualiza as oportunidades. Quem precisa alcançar um porto deve, antes de mais nada, traçar os planos da viagem e procurar verificar os riscos. Planejar estrategicamente é fazer isto á longo prazo, isto é, o foco das ações estratégicas dentro das organizações fazem-se necessárias, como ferramentas fundamentais para o sucesso e crescimento das organizações, pois é impossível alcançar objetivos sem planejamento e definição de metas e ações, sejam elas de curto ou longo prazo.
É possível para uma mesma situação termos explicações diferentes? Se sim, qual a razão disto?
Sim, é possível construir diferentes explicações ou diagnósticos válidos para uma mesma situação. Cada ator social (pessoa, grupo ou organização) tem a sua visão da realidade, dos resultados que devem e podem se alcançados e da ação que empreende. Cada ator que planeja está inserido no objeto planejado e não tem controle sobre o contexto socioeconômico e político onde vai agir.
Saber interagir com outros atores para ganhar sua colaboração ou vencer suas resistências, isto é, atuar em um ambiente marcado por incerteza e ameaças, em que surpresas podem ocorrer, além da possibilidade do insucesso deve estar presente e ser incorporada no cálculo político.
Assim, avançando sobre o conceito de Diagnóstico incorporando a idéia mais apurada de análise de situações podemos encontrar:
Ameaças e Incertezas
São forças ambientais não controláveis pelo ator social, que podem dificultar a implementação de uma ação estratégica. Entretanto, ao serem identificadas,