Cidadania Estratégica: criando valor para sua empresa através da ação social
A cidadania estratégica, que consiste em aliar ações sociais eficientes a algum tipo de benefício para o negócio, apesar de ser um conceito utilizado em outros países já há algum tempo, ainda não possui o entendimento e a relevância que deveria para o empresariado Brasileiro como um todo. Por quê?
Nossa experiência no setor privado e no setor sem fins lucrativos revela que a falta de estratégia na hora de praticar a cidadania e investir em projetos sociais é maléfica para a empresa e para o projeto social. Apesar do conhecimento sobre como investir em negócios tradicionais ser bem difundido, os investimentos em projetos sociais são tratados sem o mesmo profissionalismo, planejamento e grau de exigência.
Existe uma premissa velada de que o dinheiro empregado em projetos sociais é utilizado a fundo perdido, sendo apenas uma obrigação diante às crescentes exigências da sociedade. Um fardo necessário e sem sentido para o negócio, que se coloca em contraposição à natureza de busca por resultados. Com isso, as lideranças empresariais deixam de pensar os resultados sociais de suas iniciativas como deveriam e inúmeras oportunidades passam despercebidas, com perda de benefícios ao seu negócio e prejuízos ao bem estar social.
Por conta desta falsa premissa, a cidadania corporativa ainda é tratada sem parâmetros objetivos, muitas vezes é dependente da vontade e dos gostos de uma ou poucas pessoas, é colocada para fora da esfera do negócio e entendida sem real capacidade de criar valor. Isto afeta inclusive a escolha dos profissionais responsáveis por estas ações e projeto. Poucos são os verdadeiramente capazes de aliar experiência de campo, conhecimento social