Modelos de ação estrategica
INTRODUÇÃO
Um antigo provérbio Japonês diz ”Estratégia sem ação é sonhar acordado, mas ação sem estratégia é um pesadelo” (Xavier e Hunt, 2002). A definição de estratégia representa uma das mais importantes ações da gestão empresarial.Definir uma direção a ser seguida, ter uma orientação e um posicionamento frente ao ambiente é essencial para o sucesso das organizações. Não é fácil definir estratégias, que envolve o conhecimento do ambiente da realidade da organização e também a tomada de decisões claras sobre o que a empresa deve fazer e o que não deve fazer. Mas, mais difícil ainda é fazer a estratégia sair do “Planejamento” e passar a ser “Pratica”.
Para haver uma ação estratégica precisamos:
Entender o que é um plano.
Que é nada mais que o resultado do planejamento. Então o que é um planejamento?
Segundo (Ackoff), é um processo de tomada de decisão presente, que destina produzir um ou mais estados futuros desejados, que não deverão ocorrer a menos que alguma coisa seja feita, para isso precisamos de uma estratégia. E o que seria a Estratégia?
Na visão de (Kreikebaum), a estratégia é uma expressão da utilização, pela organização dos seus pontos fortes (existentes e potenciais) para a superação de mudanças no ambiente, levando se em conta seus objetivos. Isso nos leva então um planejamento estratégico
Onde segundo (Borenstein), planejamento estratégico é um processo formalizado, onde leva se em conta pontos fortes e fracos da organização, assim como as ameaças e oportunidades do ambiente,para produzir e articular resultados (estabelecendo objetivos, estratégias e ações na forma de um sistema integrado de decisões).
Qual é o foco da ação estratégica?
São as intenções e as ações que devem ser executadas tendo em vista o cenário presente, as oportunidades e as ameaças para poder construir e atingir o cenário futuro desejado. Toda empresa, por menor que seja, deve ter uma visão de futuro, um olhar para frente