Gestao de conflitos
Os conflitos são frequentes na vida do ser humano, desde o começo de sua existência, sejam eles na vida pessoal como profissional, conforme o homem desenvolve-se cultural e tecnologicamente, vão aumentando os conflitos seja pela intensidade, tamanho ou até mesmo o numero de envolvidos, considerando a época em que acontecem e fatores que podem influenciar.
Para superar conflitos o individuo tem a necessidade de aprender a lidar com eles, ou seja, gerencia-los, ter um certo feeling ( sensibilidade) para identificar os problemas, porem as pessoas ainda não sabem como administra-los, independentemente dos fatores envolvidos, que podem ser desde o tipo de gestão aplicada, a missão da empresa, valores, estrutura da organização.
Essa função de gerir conflitos cabe muitas vezes ao líder designado pela empresa, para trabalhar os colaboradores, disposição, habilidade e conhecimentos adquiridos para ter um bom resultado nas tarefas do dia a dia. Ressaltando que atualmente tais aptidões são importantes a qualquer profissional, pois as empresas estão trocando a área de departamento pessoal ou a transformam em área com abordagem estratégica, trazendo para todos os setores a função de gerir os conflitos que ocorrem durante o trabalho em seu setor.
A importância da gestão de conflitos vem aumentando nas organizações atuais, tendo em vista à importância dada as pessoas que prestam seus serviços, uma vez que podem reduzir sua produtividade e logo a rentabilidade e lucro da empresa. Sendo assim as empresas que não gerenciarem seus conflitos podem sujeitar-se a muitos contratempos tais como: atraso no desenvolvimento de novos produtos, redução na participação de mercado, prejudicar sua imagem perante seus clientes e clima organizacional que, segundo Chiavenato (1999), “O clima organizacional está ligado ao moral e à satisfação das necessidades humanas dos participantes.” E esses fatores poderão afetar toda a empresa etc. * As principais causas dos