Marketink estrategico
Aqui devemos descrever o tamanho do mercado, o crescimento que se deseja e a forma de segmentação a ser usada (descrever cliente alvo, para quem vai vender), não podemos também se esquecer do futuro do mercado, ou seja, fazer uma análise como todo (presente e futuro).
É importante lembrar que devemos descrever a dimensão total do mercado e quais os cenários de desenvolvimento, onde a empresa pretende atuar, temos que caracterizar todos os circuitos de distribuição, os efeitos de sazonalidades das vendas e a segmentação do mercado utilizada, definindo cliente alvo, para que segmento (Marketing concentrado ou indiferenciado) se será um ou vários produtos.
2. Análise da concorrência:
Essa forma, permite termos a noção da capacidade competitiva do projeto/produto. Para isso, devemos recolher dados quantitativos, saber o número de concorrentes, a fatia do mercado, de pelo menos cinco concorrentes, onde eles estão localizados, o tempo que atuam neste mercado, a estratégia dos preços e suas características do seu produto e serviço. Depois que recolhermos essas informações fazemos uma análise comparativa, entre os concorrentes e o nosso projeto. Não podemos esquecer de estudar os concorrentes indiretos, ou seja, aqueles que vendem produtos substitutos, podemos dar só para exemplo: suco ou refrigerante pode ser um substituto do vinho.
3. Análise dos fatores externos e internos (Análise de SWOT)
Devemos identificar o conjunto de fatores externos, oportunidades e ameaças, que o projeto enfrenta. Temos que está