Virus
Anti-Virus
Factos Históricos
A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeiro anti-vírus conhecido.
Código Malicioso
Qualquer código adicionado ou modificado de um sistema com a intenção de causar algum dano ou enganar o correcto funciona de um sistema é considerado um código malicioso. Este pode ser subclassificado em: Virus, Cavalos de Tróia, worms, …
Vírus
É um programa que causa um evento inesperado, normalmente negativo. Por norma insere-se dentro do código de outros programas ou em áreas específicas de um sistema operativo. Os vírus podem danificar software, hardware e arquivos. Um dos seus objectivos é reproduzir-se sem o conhecimento do utilizador e assim infectar mais sistemas.
Trojan horse – Cavalo de Tróia
É um programa que por trás de uma função aparentemente útil, realiza acções maliciosas. Trojans não são considerados vírus porque não se replicam, mas podem ser tão destrutivos como estes. Comprometem a segurança de um sistema, podem desactivar programas antivírus e firewalls, tornando o sistema mais vulnerável a ataques.
Worms ou Vermes
Trata-se programas que residem na memória de um computador e que criam várias cópias idênticas de si mesmos, que são replicadas por rede ou por e-mail. Controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. O grande perigo é a sua capacidade de se replicar em grande volume, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo.
Formas de infecção
Além dos mecanismos mais tradicionais como o sector de boot, macros e a memória, normalmente usam falhas do sistema operativo, a partilha de ficheiros e o Email. Enquanto os primeiros