Ação do professor
As ações de um professor são orientadas pela forma como vê o mundo, pelos objetivos que pretende atingir, pela sua concepção de educação etc. Entretanto, o professor nem sempre é capaz de explicitar claramente as teorias de aprendizagem que o influenciaram, muito embora um espectador experimentando possa identificá-las a partir da observação. Desse modo “para o professor promover sua prática docente é necessário alto conhecimento técnico, reflexão constante e engajamento intelectual e afetivo. Deve estar sempre em busca de inovação, propondo novas formas de atuação que facilitem o aprendizado.” (PETTENGILL, M.A.M. et al.,1998)
Muitos profissionais que trabalham na área hospital e nas unidades básicas de saúde e centro de saúde, trazem sua vivencia-prática em enfermagem para seu embasamento na pratica de docência.
De acordo com o texto “a prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem”, as enfermeiras-professoras desenvolvem sua prática pedagógica, tomando como ponto de partida a gestão do conteúdo e os conhecimentos prévios dos alunos de forma original e, muitas vezes, de forma criativa, elaborando sua própria maneira de atuação na sala de aula. Em consonância, com que foi dito no texto a professora entrevistada pelo nosso grupo relata que, “procuro ser o máximo dinâmica possível com os alunos, puxar com a realidade e com o que eles vivenciam. Não tornando a aula monótona para evitar cansaço do aluno. Sempre inovando a cada dia para chamar a atenção do aluno para que eles possam associar as coisas dadas com o que eleS vivenciam, ficando mais fácil de guardar na memória. As ferramentas que eu costumo utilizar quadro branco, slides, aulas demonstrativas, vídeos curtos, textos reflexivos para pensar o aluno quanto cidadão”.
Segundo MIZUKAMI (1986) apud Pettengill et al; 1998 para Chartier a escola é um local onde se raciocina, em que o ambiente deve ser austero para que o aluno não se distraia. Entretanto, a realidade