Significados de Glaciação
1. A vida nos ecossistemas brasileiros Professora: Karina Fontoura Rodrigues Ensino Médio
2. A palavra Ecologia (do grego oikos, "casa") - foi usada no século XIX pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, para designar a "relação dos animais com seu meio ambiente orgânico e inorgânico".
3. Níveis de organização dos seres vivos
6. Organização celular Nem todos os seres vivos possuem célula, e o caso dos vírus. Os demais seres vivos, monera, protista, fungi, plantae e animalia possuem célula. Célula – menor unidade com formas e funções diferentes de acordo com a localização.
7. Nutrição : autótrofos e heterótrofos Ciclo vital: Todo ser nasce, cresce, reproduz e morre. Sensibilidade Movimento Evolução Homeostase
8. Os componentes de um ecossistema Em todo ecossistema encontram-se : Seres vivos de diversos tipos (animais, vegetais, microorganismos), que dependem uns dos outros para a obtenção de alimento; (Biótico) Fatores físicos como a água, o solo e o calor, que afetam o modo de vida dos organismos que nele habitam. (Abiótico)
9. Os tipos de ecossistemas Terrestres: como os desertos, a Floresta Amazônica, a casca de uma arvore caída; Aquáticos: podem ser de água doce ou de água salgada. Os ecossistemas de água doce encontram-se em rios, lagos e lagoas. Os de água salgada formam-se nos mares e oceanos. Mistos: como os que se encontram nas margens dos mares, rios, lagoas, que tem uma parte terrestre e outra aquática.
10. HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc. NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. 0 nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.
11. ECÓTONO - É a transição entre