Meio ambiente unip
O produto químico estudado é o desengraxante, utilizado no setor de tratamento de superfície, para pré-tratamentos das peças quereceberão as camadas metálicas. O freqüente descarte deste produto é altamente prejudicial ao meio ambiente, devido à sua composição tóxica, composta por cianetos, hidróxidos, hipofosfito e outrassubstâncias desconhecidas, sua formulação é parcialmente conhecida.
O desengraxante descartado é encaminhado para a estação de tratamento de efluentes galvânicos para ser tratado antes de ser lançado narede pública de esgoto. Durante o tratamento na estação de efluentes, gera-se lodo galvânico (resíduo tóxico de Classe I) que não pode ser descartado em aterros ou lixões, por conter metais pesados eoutras substâncias químicas tóxicas.
Com a utilização dos conceitos de P+L, foi possível minimizar o consumo de desengraxante e conseqüentemente minimizar a geração desses resíduos.
RespostaResposta Selecionada: a. Somente I é verdadeira O Rótulo ecológico é a certificação de produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente emrelação a outros disponíveis no mercado e comparáveis entre si. Os rótulos ecológicos visam encorajar a demanda por produtos e serviços que causem menos dano ao meio ambiente.
São certificaçõesobtidas voluntariamente, atestando o desempenho ambiental de um produto, com base na avaliação de seu ciclo de vida. O selo, que pode ser utilizado por um produto ou serviço, indica que, em determinadacategoria de produtos ou serviços, aquele que obtém a certificação é amigável ao meio ambiente.
Entre as limitações de um rótulo ecológico pode-se citar:
Resposta
Resposta Selecionada: b . A rápida proliferação dos rótulos pode criar barreiras comerciais, intencionais ou não, principalmente para