Memorial descritivo
UNIVERSIDADE PAULISTA GOIÂNIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES
DISCIPLINA DESIGN DE INTERIORES
1 Professora Flávia e Gabriela
DESIGN
“ ..., é um processo consciente e deliberado que busca organizar materiais e diferentes formas a fim de alcançar determinado objetivo, funcional ou estético.”
UNIP 2012-2
ELEMENTOS DO DESIGN
Organizando : ESPAÇO Ambientes (paredes, piso e teto) – Sensações
FORMA Retilíneas – monotonia; Angulares – movimento; Curva – continuidade.
UNIP 2012-2
LINHA
Pode enfatizar ou suavizar a forma, podendo ser : _Reta (se predominar caráter masculino) - vertical, horizontal e diagonal; _Curva ( se predominar caráter feminino).
UNIP 2012-2
TEXTURAS
_ Superfícies Lisas refletem a luz, quanto maior a quantidade de texturas maior será a absorção da luz, onde pode ser utilizada luz direcionada criando novas sensações. _ Superfícies mais rústicas e porosas absorvem mais o som; _ Não se deve utilizar textura em excesso, podendo causar desconforto.
UNIP 2012-2
LUZ NATURAL E ARTIFICIAL
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL “São compostos por aberturas laterais e zenitais que permitem a passagem da luz para o interior do edifício e as superfícies da edificação atuam como protetores e refletores modelando e distribuindo a luz natural internamente.” (NBI, 2003) Baker, Fanchiotti e Steemers (1993) classificam as estratégias de projeto para iluminação natural em: componentes de condução, componentes de passagem e elementos de proteção.
UNIP 2012-2
Componentes de condução
São espaços intermediários ou internos, que conduzem e distribuem a luz natural do exterior ao interior do edifício. Podem estar conectados entre si formando espaços contíguos.
UNIP 2012-2
UNIP 2012-2
Componentes de passagem
São elementos que permitem a passagem da luz natural ao interior dos ambientes. Podem ser aberturas laterais ou zenitais. Podem dar passagem à luz do exterior para o interior ou a partir de um ambiente intermediário a um ambiente