ETEC
Modulação por chaveamento de amplitude, ou do inglês Amplitude Shift Keying (ASK), é uma técnica de modulação de sinais digitais os quais são representados como variações de amplitude da onda portadora.
Neste tipo de modulação ocorre a alteração da voltagem do sinal, mantedo-se a freqüência constante, o que afetará diretamente a amplitude, permitindo convencionar uma determinada amplitude como dígito binário 1 e outra como dígito binário 0.
FSK -
Frequency-shift keying ou Modulação por chaveamento de freqüência: é uma técnica de modulação na qual o sinal digital modulante varia a freqüência de uma onda portadora analógica de acordo com valores pré-determinados.
Inicialmente eram utilizados apenas dois valores de freqüência, cada um representando um nível binário 1(um) ou 0(zero). Este método passou a ser chamado de BFSK (Binary Frequency-shift keying). Foram então introduzidos mais valores de freqüência, o que permitiu a codificação de dois ou mais bits por valor. Este sistema é usado por algumas operadoras em dispositivos de identificação de chamadas.
PSK-
O Phase Shift Keying é um esquema de modulação onde a fase da portadora é variada de modo a representar os níveis 0 e 1, sendo que durante cada intervalo de bit esta permanece constante. A amplitude e a freqüência permanecem sempre inalteradas.
Exemplo: Uma fase 0 graus representa o binário 0, enquanto uma fase 180 graus representa 1. Isto representa o método 2-PSK, porque temos duas representações de fases diferentes.
A modulação PSK não é susceptível a degradações por ruídos que tanto afetama técnica ASK ou tem as exigências de banda da técnica FSK.
PCM – Pulse-code modulation - Modulação por código de pulsos , é uma representação digital de um sinal analógico no qual a magnitude do sinal é obtida em intervalos regulares e então transformados em uma série de símbolos em código digital (geralmente binário).
Ao contrário da Modulação por Amplitude de Pulsos (PAM), a informação da