Ação do etileno em frutas acondicionadas em diferentes embalagens
DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Relatório de aula prática de Tecnologia de alimentos sobre a ação do etileno em diferentes frutas e embalagens.
Dourados
2014
INTRODUÇÃO
Etileno é um fitormônio que atua no crescimento, desenvolvimento, senescência e também no amadurecimento dos frutos climátericos. O etileno está envolvido na degradação da clorofila, na biossíntese de carotenoides e de antocianinas (DEL
AGUILA et al, 2011). A síntese de etileno pode ser estimulada por muitos fatores, sendo estes lesões físicas e químicas, ação de outros hormônios vegetais, condições ambientais. Logo após a respiração dos frutos terem um pico devido alta produção de etileno, vem uma queda na atividade respiratória, senescência e morte. O etileno nos frutos climatérios é essencial para a sua maturação após a separação da planta mãe. A produção de etileno é bem maior em frutos climatéricos do que nos frutos não climatéricos, porque o mesmo não possui climatério respiratório (CEAGESP, 2003 apud SERT et al., 2006).
Os frutos carnosos como, por exemplo, a banana, tem a clorofila degradada e consequentemente a parte carnosa fica amolecida devido à digestão enzimática da pectina. Neste período todos os amidos, ácidos orgânicos e óleos são transformados em açucares. O desaparecimento de ácidos orgânicos e de compostos fenólicos faz com que o fruto se torne visivelmente saborosos, essas características são atribuídas ao acumulo de antocianinas e carotenoides na epiderme do fruto.
OBJETIVO
Analisar a influencia do etileno produzido pela maçã na maturação da banana e da laranja quando acondicionadas em saco plástico e saco de papel, refrigerado e em temperatura ambiente.
MATERIAIS E MÉTODOS
15 bananas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”;
15 laranjas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”;
4 maçãs maduras;
4 embalagens de plástico;
4 embalagens de papel;
fita crepe para vedar as embalagens e