Ação de endomarketing
Para uma empresa conquistar clientes, parceiros e ser reconhecida no mercado, dentre outras ações, é essencial trabalhar sua comunicação. A forma como você ‘fala’ para seus consumidores faz toda a diferença em como eles perceberão sua marca.
Chamamos isso de imagem projetada (forma como você se coloca para o mercado e clientes) e imagem percebida (forma como os consumidores realmente veem a sua marca). A reputação da empresa vai depender da forma como os seus clientes enxergam a organização. No entanto, existem algumas ações e posicionamentos de marketing – que podem ser previstos em um planejamento estratégico – que podem induzir os consumidores a olhar para os pontos positivos que você deseja destacar.
Dentro do que chamamos de comunicação integrada, uma das formas de fazer isso é trabalhar o seu público interno. A palavra ‘mágica’ é Endomarketing – que de mágico mesmo não tem nada. Endomarketing é uma prática corporativa que adapta estratégias e elementos do marketing tradicional para o público interno de uma empresa. Por lidar com o quadro de funcionários, as ações estipuladas afetam, direta ou indiretamente, os recursos humanos e a relação entre os colaboradores.
Essas ações de marketing institucional dirigidas ao público interno visam estimular o ambiente dentro da organização, motivando as pessoas, aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos. O objetivo final é conquistar bons resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos.
Conheça alguns exemplos de ações de endomarketing que você pode adotar em sua PME.
- Comunicação interna: é possível criar canais de comunicação, em uma via de mão dupla (na qual a empresa fala e também escuta o colaborador). Alguns veículos comuns são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet.
- Pesquisa de satisfação ou de clima: costuma ser realizada semestral ou anualmente e permite que os sócios avaliem o clima organizacional da empresa,