Ação de Busca e Apreensão de menor
URGENTE
Fulano de tal, qualificação, vem por sua advogada in fine, com endereço profissional à Rua, à presença de V.Exa., requerer
BUSCA E APREENSÃO DE MENOR, COM PEDIDO DE LIMINAR
nos termos da Legislação vigente, do menor ...., nascido em , a qual se encontra em poder de seu pai, Siclano de tal, qualificação pelo que expõe e requer:
1. DOS FATOS
A Requerente, quando ao final da Ação de Guarda que tramitou pela Vara de Família da Comarca de, ficou com a guarda definitiva do seu filho, o menor: , conforme faz prova com Termo de Guarda e Responsabilidade em anexo.
Desde findo o processo de guarda, o menor passou a residir com a Requerente na Dinamarca, estando o Requerido de comum acordo.
Ocorre que no dia ....., no período de férias escolares na Dinamarca, o menor viajou para o Brasil, com o fim de visitar o Requerido e seus avós paternos, com data de retorno prevista para dia ...
No entanto, a Requerente tomou conhecimento de que o Requerido não permitirá que o menor retorne à Dinamarca, deixando, para isto, de levá-lo ao aeroporto na data prevista para embarque, conforme havia sido previamente combinado.
Em razão disto a Requerente entrou em contato com o Requerido, contudo, este se recusa a entregar o menor, sob a alegação de que este não quer mais voltar para casa.
Deve ser explicado que o menor está sob risco, pois diante do seu não retorno à Dinamarca, estará privado de reiniciar as aulas do ano letivo em andamento, assim como de viver com a Requerente que é a genitora e que possui a guarda definitiva e legal do menor após a devida tramitação da ação pertinente conforme exposto anteriormente, sendo esta atitude desregrada do Requerido uma afronta ao Termo de Guarda e Responsabilidade suscitado.
2. DO DIREITO
A questão da guarda de menores é estabelecida em nossa legislação civil pelo Código Civil em seus artigos 1583