Tipos de abortamento
É a interrupção da gravidez que pode acontecer a qualquer momento desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até a 20°- 22° semana com o feto pesando menos de 500 gr. É um problema de saúde pública, por ser a maior causa de morte ou infertilidade em mulheres, principalmente das que utilizam métodos inseguros ou ilegais.Este assunto carrega consigo um grande tabu,ainda é pouco discutido pois engloba aspectos religiosos,éticos e legais.
TIPOS DE ABORTAMENTO:
Segundo a intenção o abortamento pode ser: - Espontâneo ou natural - Induzido ou provocado (eletivo ou legal) (criminoso ou ilegal)
Segundo a cronologia o abortamento pode ser: - Precoce - Tardio
Segundo a evolução clinica o abortamento pode ser: - Ameaça de abortamento ou abortamento evitável - Abortamento completo - Abortamento inevitável/incompleto - Abortamento oculto ou retido - Abortamento infectado - Abortamento habitual
Segundo a intenção
Abortamento espontâneo ou natural:
É a eliminação do feto sem que a mulher esteja esperando. Ocorre antes de 22 semanas ou quando o feto pesa menos de 500g.
A causa mais comum para o abortamento espontâneo são as anormalidades cromossômicas no feto. E mulheres com síndrome do ovário policístico são três vezes mais propensas a ter um aborto espontâneo no começo da gravidez.
Os sinais do aborto espontâneo podem incluir coágulos, fluidos ou tecidos saindo da vagina, sangramentos vaginais, cólicas ou dores abdominais.
O diagnostico pode ser feito por meio da historia clinica da cliente, ultra-sonografia e laboratorial (dosagem hormonal, HCG, progesterona).
Estima-se que cerca de 15% das gestações entre a 4° e a 20° semana de evolução terminam espontaneamente (MEDCURSO, 2004). E a