ação de alimentos
Processo n.
Antônio Pedro, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço, estado, RG, CPF vem perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado, infra-assinado, ut instrumento de mandato, indicando desde já para efeito do artigo 39 do Código de Processo Civil, com escritório profissional na XXXXX, vem perante Vossa Excelência requerer:
AÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de ARLINDO, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço, estado, RG, CPF, com fulcro na Lei 5478/64, pelos fatos e fundamentos que a seguir expõe:
DOS FATOS:
Como o requerente tem uma relação de parentesco em linha reta, verifica-se através da certidão de nascimento que o requerido é seu descendente.
O requerente foi casado por mais de quatro décadas com Lourdes. Desse relacionamento adveio um filho.
Com o falecimento de sua esposa, o requerente deixou de trabalhar em razão de grande tristeza que o acometeu, pois o mesmo tem 72 anos.
Por razão de não mais conseguir trabalhar, o requerente começou a passar por dificuldades financeiras, obtendo então ajuda de vizinhos e de alguns parentes para o seu sustento.
Face à situação de extrema dificuldade em que se encontra não lhe resta alternativa senão a de requerer alimentos a seu filho, que é comerciante muito bem estabelecido.
DO DIREITO
É bem sabido, que a Constituição Federal em especial ao artigo 230, §§ 1 e 2, diz respeito ao dever de amparar as pessoas idosas, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito a vida. Desta forma os filhos maiores devem amparar seus pais na velhice, carência e enfermidade.
Logo o direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos art. 1.696 c.c.
DOS PEDIDOS
Por estas razões, requer a V.Ex.ª:
I - A citação do requerido para comparecer à audiência de conciliação a ser designada, iniciando-se daí o prazo de