Construção
Garanta qualidade ao seu projeto
Introdução
Esta parte da Norma trata dos requisitos para o desempenho do conjunto que forma o piso incluindo acabamentos que estão sujeitos a desgastes, e os seus substratos que podem gerar ruídos em edificações multi-pavimentos. O desempenho dos pisos é um requisito que cada vez mais tem atraído a atenção da comunidade técnica relacionada à produção do ambiente construído.
Objetivo
Estabelecer os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis aos pisos internos de um edifício habitacional, independentemente da limitação do número de pavimentos.
Abordagem
Exploram conceitos que muitas vezes não são considerados em normas prescritivas específicas, abordando generalidades, requisitos, critérios, níveis de desempenho e método de avaliação para cada sistema construtivo.
Exigências do usuário
Normas de desempenho são estabelecidas buscando atender as exigências do usuário, sendo traduzidas em requisitos e critérios. As exigências são de caráter humano, expressas de forma qualitativa em relação ao comportamento no uso da edificação habitacional.
Com o advento desta NBR, o usuário é beneficiado em poder buscar os seus direitos aliado ao código de defesa do consumidor, exigindo o desempenho previsto em norma.
Desempenho acústico
Generalidades
O piso do edifício habitacional é o elemento responsável por proporcionar isolamento acústico, em função do uso, quer entre unidades distintas, quer entre dependências de uma mesma unidade quando destinadas ao repouso noturno, ao lazer doméstico e ao trabalho intelectual.
São considerados o isolamento de ruído de impacto no piso (passos, queda de objetos, móveis sendo arrastados etc) e o isolamento de ruído aéreo (conversa, TV etc). Os níveis de ruído de fundo para o conforto acústico são determinados a partir do uso a que se destina a dependência da edificação, em função de ações externas regulares e normais, isto é, que não