construção
Condições Técnicas de Execução
Série MATERIAIS
joão guerra martins
Versão provisória
(não revista)
Universidade Fernando Pessoa
Materiais de Construção II
Impermeabilidade
Principais causas para o seu aparecimento
Humidade ascendente
Na maior parte dos casos não se pode evitar que o solo seja húmido. Pode estar saturadi ou não de humidade, ou seja, os seus poros podem ou não estar cheios de água líquida,
Grande parte do solo encontra-se sempre saturado de água, formando a camada de água subterrânea ou freática.
Na realidade, o solo está saturado de água até um nível superiora dita camada devido às forças capilares, subindo tanto mais quanto mais finos sejam os seus poros – geralmente
20 a 30,0cm sobre o nível de água freática. A um nível superior, os poros, sem estarem saturados de água, absorverem quantidades mais ou menos importantes. Finalmente, só muito perto da superfície do terreno, o conteúdo de água do solo pode ser bastante baixo, graças à absorção pelas raízes das plantas ou à evaporação por contacto com a atmosfera e a acção dos raios solares.
Deve então fazer-se a distinção entre o que sucede por baixo e por cima da camada freática. Na primeira zona o solo encontra-se saturado e a água está sob pressão e, no segundo caso, a água só penetra nas paredes sob efeito de capilaridade, ou seja, dentro da camada saturada, fá-lo-á sob a acção de forças muito mais significativas, tanto mais significativas quanto mais se desça na referida camada.
2
Universidade Fernando Pessoa
Materiais de Construção II
Figura 1 .- Distribuição da água nas camadas do solo.
Assim para que possam ocorrer manifestações de humidade proveniente do terreno, sejam de origem capilar ou freática, é necessário que as paredes se encontrem em contacto com a água do solos, o que pode acontecer nas seguintes situações:
Fundações das paredes situadas abaixo do nível freático;
Fundações das paredes situadas acima do