Célula
O termo respiração é usado abreviadamente com o sentido de respiração celular,uma série de reações químicas pelas quais as células extraem energia da glicose.
Um dos principais fatores limitantes a vida dos seres vivos é a obtenção de energia para as suas atividades.
A energia química fica armazenada nas ligações químicas dessas moléculas e pode passar para o corpo de outros seres vivos pela cadeia alimentar. A energia liberada é utilizada na execução de atividades metabólicas: síntese de diversas substâncias, eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelas células, geração de atividade elétrica nas células nervosas, circulação do sangue etc.Há mais de 2 bilhões de anos, surgiram os primeiros organismos autotróficos, procariontes capazes de produzir o seu próprio alimento através da fotossíntese. Este processo revolucionário, além de permitir a sobrevivência dos autotróficos, também serviu aos heterotróficos, que passaram a alimentar-se deles. 1° respiração celular A respiração celular é o principal processo responsável pela geração de energia nas células. Basicamente, consiste na quebra de ligações covalentes entre os átomos de carbono de moléculas orgânicas, com a conseqüente liberação de elétrons de alta energia. Ela é de fundamental importância para a vida, tendo como conseqüência a morte celular caso pare. A intensidade da respiração varia conforme a necessidade metabólica de cada célula e pode ser medida através do gás carbônico liberado e pelo oxigênio absorvido.
Atualmente, apenas algumas bactérias e fungos utilizam o processo de fermentação para obter energia. Todos os outros organismos, sejam autótrofos (algas e plantas) ou heterótrofos (algumas bactérias, fungos e protozoários e animais), se utilizam da respiração aeróbica, um processo de obtenção de energia muito mais eficiente do que a fermentação. *respiração anaeróbia (livro)
Cada vez que ocorre a desmontagem da molécula de glicose, a energia não é simplesmente liberada