ação 470
Resumo:
O tema do presente estudo vem abordar a democracia e a política no caso do “mensalão” que foi um esquema de corrupção que envolveu diversos parlamentares, lideres de partido político, empresários, funcionários públicos e que consistia de pagamento de mensalidade em dinheiro em troca de votos para aprovação de projetos de lei de interesse do grupo envolvido.
O esquema veio à tona em 2005 através de deleção de um dos envolvidos e culminou na ação penal 470, onde os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram o referido processo. O julgamento dos envolvidos no esquema repercutiu em diversos segmentos sociais, inclusive internacionalmente, pois se levou a conhecimento público a gravidade das acusações e também do grande número de envolvidos que eram representantes do povo, eleitos através do voto, que é a manifestação máxima da democracia brasileira. O julgamento do mensalão além de servir como modelo para outros casos de corrupção, serviu também para fortalecer o judiciário, responder os anseios da sociedade e reafirmar a democracia brasileira, mostrando que é possível punir de forma exemplar seus corruptos e desenvolver uma sociedade mais justa e transparente tornando-se um marco histórico no cenário político brasileiro.
Palavras-chave: Democracia. Política. Sociedade. Corrupção. Mensalão.
Introdução:
Segundo Bonavides (2011), o conceito de democracia é esboçado inicialmente na Grécia antiga, em meados do século V a.C, onde homens livres exerciam a política, decidindo sobre o destino de suas cidades Ainda segundo o autor, a democracia “trata-se da melhor e mais sábia forma de organização do poder, conhecida na história política e social de todas as civilizações” já que preconiza a soberania e participação popular no que diz respeito ao governo.
A palavra democracia vem do grego demos (povo) e Kratia (‘governo’, ‘poder’, ‘autoridade’). Os atenienses são o primeiro