Açucar invertido
Sumário 2
Introdução 2
Materiais e Reagentes 5
Procedimento 6
Cálculos e Resultados 7
Discussão/ Conclusão 8
Bibliografia 9
Sumário: O objectivo deste trabalho foi a obtenção de açucar invertido, através de um processo de Hidrólise Ácida, onde verificamos que o açucar divido em partículas mais simples, quando se faz incidir um raio de luz polarizado, este gira para a direita e depois para a esquerda, invertendo o sentido, originando assim a respectiva designação. É importante ter conhecimento desta conversão, pois a sua utilização trás grandes vantagens para o Homem e para a Natureza, tanto a nível alimentar como a a nível da conservação dos alimentos.
Introdução: Hidratos de carbono são compostos orgânicos que que contêm carbono, hidrogénio e oxigénio de fórmula geral Cn(H2O)m, que são os primeiros produtos de oxidação dos poliálcoois. Os hidratos de carbono, juntamente com as gorduras e as protéinas, constituem as substâncias nutritvas esseciais para os organismos animais e para o Homem. Açucar é um nome genérico que agrupa os compostos orgânicos pertencentes à família dos glúcidos. Podem dividir-se em monossacáridos, açúcares de cadeia curta não dissociáveis em outros mais simples, como por exemplo a glucose, e dissacáridos que são constituídos por dois monossacáridos e que podem ser hidrolizados por ácidos diluídos ou enzimas, dando origem a monossacáridos, como a sacarose.
“O sabor doce dos açúcares varia bastante com a estrutura das suas moléculas. Se atribuirmos o valor unitário à capacidade do edulcorante da sacarose ter-se-ão os seguintes valores relativos: 1 a 1,5 para a frutose (açúcar dos frutos), 0.5 a 0.6 para a glucose e para a maltose e apenas 0.3 para a lactose (açúcar do leite).” (Enciclopédia verbo)
No metabolismo dos seres vivos, os açucares são oxidados, libertando energia, que é utilizada na