RELAT RIO 4
Curso: Nutrição
Disciplina: Bioquímica dos Alimentos
Professor (a): Edna Mori
Alunos: Bruno Borges
Lucas Duarte
Luiz Bonifácio
Tamires Siqueira
Fernanda Lopes
Gleicyany Rolim
Cristalização do açúcar e o efeito do açúcar invertido.
Juazeiro do Norte - Maio de 2015
1. INTRODUÇÃO
Os açúcares são chamados de Carboidratos, Hidratos de Carbono ou Glicídios. Suas moléculas são constituídas, geralmente, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São sintetizados pelas plantas, através da fotossíntese, como fonte de energia. Existem diferentes tipos de açucares, os monossacarídeos, (açucares simples) destacam-se a glicose, a frutose e galactose. A glicose pode ser encontrada em algumas frutas, mel e néctar das flores, sendo um dos açucares mais importantes. Os monossacarídeos são poliálcoois que contem um grupo aldeído ou um grupo cetônico, e os mais importantes Possuem seis átomos de carbono.
Os agrupamentos dos monossacarídeos formam os dissacarídeos, como a sacarose e a lactose, ou ainda os polissacarídeos, moléculas maiores que os dissacarídeos, tal qual a celulose, amido e o glicogênio. Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos e forma-se a partir da glicose, a união dessas moléculas ocorre à liberação de água.
A sacarose é um dissacarídeo formado pela união de dois monossacarídeos: a glicose e a frutose através de uma ligação glicosídica. A reação predominante em moléculas de sacarose presentes em solução irradiadas é a hidrólise, ou seja, quebra da ligação glicosídica.
A inversão da sacarose pode ser obtida por efeito químico. Na indústria, o uso de ácidos deixa mais barato o processo, mas o uso de enzimas permite mais rapidez. Normalmente, a obtenção industrial de glicose pode ser feita: por aquecimento de xarope (sacarose em solução) com adição de ácido a frio, com adição de ácido forte, usando enzimas sem aquecimento elevado. A velocidade da reação depende da condutividade elétrica e da afinidade