Frankeinstein Seminário
1501 palavras
7 páginas
Seminário1. Autor:
Vida: Nasceu em Londres, em 30 de agosto de 1797. Esposa do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos.
Obra: A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.
Estilo: Mary Shelley foi reconhecida como grande romancista ainda em vida. A autora morreu de câncer cerebral em 1º de fevereiro de 1851, com 53 anos, em Londres.
Adaptadora: Desde criança Claudia sempre gostou de ler, devorando todos os livros que lhe caíam em mãos. Um dia resolveu inverter os papeis e começou a escrever, até que finalmente viu publicada sua primeira obra, uma coletânea de contos intitulada Esta noite namorar.
Cláudia nasceu em São Paulo, cursou Língua e Literatura Inglesa na universidade, foi professora e agora trabalha como tradutora. Tem uma filha adolescente que é sua leitora n.º 1.
Publicou ainda outro volume de contos, e para Série Reencontro, traduziu e adaptou algumas obras.
2. Contexto Histórico: O livro Frankenstein foi escrito quando a burguesia estava passando do feudalismo para o capitalismo na Europa.
3. Foco Narrativo:
- 3ª Pessoa (narrador observador)
- Onisciente e Onipresente
4. Personagens:
- Protagonista: Victor Frankenstein
- Antagonista: Frankenstein (Monstro)
- Coadjuvantes: Elisabeth e Willian
5. Espaço: Genebra, Alemanha, Monte Branco, Londres, Escócia e uma das ilhas do arquipélago das Orkneys.
6. Tempo:
- Cronológico: cartas escritas por Walton, nas quais ele “reproduz” os relatos de Victor
- Psicológico: o tempo dos