Relat Rio 4
Práticas de Química - QUI0209A
PRÁTICA 4: REAÇÕES QUÍMICAS
Letícia Morais, Mariana Tancini
Universidade de Caxias do Sul
Introdução
Reações químicas estão presentes em nosso cotidiano e não percebemos, um exemplo que podemos citar e passa despercebida é a fotossíntese. Reação química é um fenômeno aonde átomos permanecem no seu estado inicial, reagentes se convertem em novos produtos, essas ocorrem em circunstância como contato com calor, eletricidade, entre outras.
Para que possamos detectar que está ocorrendo a formação de nova substância, é de grande importância observar mudanças como: desprendimento de gás, mudança de coloração, aparecimento de um sólido e formação de um precipitado.
Podemos classificar as reações em quatro tipos principais diferentes, são eles, síntese ou adição, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento e dupla troca.
Objetivo
Familiarizar o aluno com as práticas de reações químicas, os critérios que devem ser avaliados para que o mesmo possa identificar que ocorreu uma reação e como elas podem ser classificadas. Procedimento experimental;
1. CRITÉRIOS PARA DETECTAR REAÇÕES QUÍMICAS
1.1. Desprendimento de gás:
1.1.1. Adicionar em um tubo de ensaio 10 gotas de vinagre e, uma ponta de espátula de bicarbonato de sódio sólido.
1.2. Mudança de cor:
1.2.1. Em um vidro de relógio colocar uma ponta de espátula de amido e em seguida adicionar
5 gotas de solução de iodo.
1.3. Aparecimento de um sólido:
1.3.1. Adicionar em um tubo de ensaio 2 mL de uma solução de água de cal e após com o auxílio do canudinho assoprar dentro da solução.
2. TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICA
2.1. Reação de síntese:
2.1.1. Queimar uma tira de magnésio, recolher o produto resultante em uma cápsula de porcelana. Adicionar 2 mL de água destilada e agitar, para homogeneizar e após uma gota de fenolftaleína. 2.2. Reação de simples troca ou deslocamento:
2.2.1. Em um tubo de ensaio colocar um pequeno pedaço de zinco metálico previamente limpo com um