Relat Rio 4
Alunos: Bruno Caram RA: 157738
Alunos: Lucas Vida Moreno RA: 158177
Resumo
Extraímos o óleo natural do cravo por meio da técnica de hidro destilação (hidroarraste), esta técnica se baseia na separação de uma mistura pela lei de Dalton, em que a soma das pressões dos compostos (imiscíveis) é igual à pressão de vapor total (PT = PA +PB + PZ). Ocorre que a pressão de vapor é vencida mais facilmente já que os compostos somam sua pressão, (água borbulhando no macerado de cravo e água aquecida) ou seja água pode ser destilada a uma temperatura menor que 100 °C.
Depois de destilado o composto extraiu-se com diclorometano a solução orgânica que foi passada pelo rota evaporador.
Palavras chaves: extração, compostos imiscíveis, hidro destilação, hidroarraste, lei de Dalton.
Resultados e discussão
80,002 gramas de cravo foram colocados em um balão de 500 mL com 250 mL de água e submetidos à hidro destilação. Assim como mostra o sistema da figura 1. Começamos o processo às 19h35min com uma chama relativamente fraca e percebemos a formação de um líquido não tão viscoso quanto o esperado, percebemos a mudança do destilado quando adicionamos outro bico de Bunsen com mais calor no sistema cerca de 30 minutos após o início do processo, um produto de cor branca e com forte aroma de cravo começou a gotejar e então às 21:05 obtemos 80 ml do que era uma mistura imiscível. Após a extração com diclorometano 3x30ml e a purificação no rota evaporador obteve-se um produto final de massa 2,02 gramas. Isso representa um rendimento de 2,52%.
Após obter a amostra e calcular o rendimento, ela foi armazenada e submetida às análises de CR e IR.
Conclusão
Com a realização do método de hidro destilação a extração e purificação no rota evaporador, e secagem, obteve-se uma pequena porcentagem de rendimento 2,52% indicando que apenas uma fração pequena do cravo corresponde aos óleos essenciais