avaliação
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Prof.ª RAQUEL
LILIANE LEMKE DE SOUZA
RESUMO DO TEXTO:
O texto da autora Inge Renate Frose Suhr, aborda a história da constituição da forma de avaliar o ensino no decorrer dos séculos e nas transformações desta mesma avaliação, onde ocorre mudanças nas características e nos objetivos mantendo ainda o autoritarismo e a classificação que exclui os menos aptos.
34- Dentro da organização hierárquica de determinada sociedade, os de maior poder aquisitivo tinham acesso ao conhecimento, pois traziam dentro de si a potência de desenvolver as habilidades de bem pensar e bem falar.
35- No período do feudalismo valorizava-se sua alma. Por isso todo empenho educativo dirigia-se ao aprimoramento espiritual, religioso. As desigualdades do do homem eram compreendidas como expiação de pecados cometidos.
36- N idade moderna o foco é para as descobertas cientificas, com um salto para o qualitativo nas condições de vida com a possibilidade de compreender as as leis modernas e do domínio da natureza em benefício da vidada vida humana. A ciência substitui a religião nesta fase. Neste período dá-se inicio da industrialização com enfoque no planejamento ação e divisão de tarefas.
37 – Assim construiu-se um mundo de progresso, de liberdade e de grande desenvolvimento para humanidade. A sociedade não é mais vista como imutável e hierarquizada e tom corpo a ideia que todos podem participar da organização e das decisões do estudo.
38 – Apenas os indivíduos de classes dominantes possuíam reais condições de acesso e consequentemente, de desenvolvimento cultural e ascensão social. A avaliação era diversa à utilizada no período medieval, pois havia a preocupação em verificar se cada indivíduo aprendeu dentro de um tempo definido. As avaliações assumem um caráter somatório de memorização e acumulação de conteúdo, através das provas orais e escritas
39 - é possível afirmar