Avaliação
É o conjunto de atividades organizadas e sistemáticas realizadas com o objetivo de identificar os avanços e fracassos, os pontos fortes e os fracos de uma ação, projeto ou programa social, e partir desse conhecimento, tomar decisões quanto a reforçá-los,estruturá-los ou, até mesmo descontinuá-los, . A avaliação indica se o projeto segue o curso programa e se as metas e objetivos tendem a ser alcançados.
Segundo Chianca ((2001:16):
“A coleta sistemática de informações sobre as ações, as características e os resultados de um programa, e a identificação, esclarecimento e aplicação de critérios, passíveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mérito e relevância), a qualidade, utilidade, efetividade ou importância do programa sendo avaliado em relação aos critérios estabelecidos, gerando recomendações para melhorar o programa e as informações para prestar contas aos públicos interno e externo ao programa do trabalho desenvolvido”
Avaliação de programas e projetos sociais está relacionada a transformação da administração pública em uma administração mais moderna e eficiente. A partir da avaliação e acompanhamento de suas ações, o governo pode planejar as suas intervenções antes, durante e depois da implementação dos programas e ajustes se necessário for, durante a fim de verificar se a execução do programa está conforme objetivos e, ao término uma avaliação de impacto.
É a avaliação que diz o êxito do programa. A referência é a eficiência (relação entre os produtos resultantes da implementação de um programa e os custos de sua execução e a eficácia (grau em que se atingem os objetivos e as metas de um programa) A objetividade da avaliação dependerá da consistência das