avaliação
Aluno (a) ____________________________________________________________nº_____
Ano: 2014 Turma: 7º Ano Azul Data: 24/03/2014 Valor: 10 pontos Nota:
DISCIPLINA: Ciências PROFESSORA: Suellen
1- (UFC-2002) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias, são respectivamente de:
a) parasitismo e inquilinismo
b) inquilinismo e parasitismo
c) competição e predatismo
d) parasitismo e protocooperação
e) inquilinismo e protocoperação
2- (PUC - RJ-2008) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um dos seus estômagos. Essas bactérias por sua vez, obtêm proteção e fonte de alimentação no estômago destes animais. Essa relação pode ser classificada como:
a) competição
b) parasitismo
c) mutualismo
d) sociedade
e) comensalismo
3- (UFRN-1998) As abelhas polinizadoras utilizam parte do pólen e do néctar das flores para sua alimentação. Esse fenômeno caracteriza uma relação do tipo:
a) mutualismo
b) parasitismo
c) inquilinismo
d) comensalismo
4- (PUC - SP-2007) Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente: inquilinismo e mutualismo
a) parasitismo e comensalismo
b) comensalismo e mutualismo
c) comensalismo e inquilinismo
d) parasitismo e mutualismo
5- (PUC - RJ-2005) Os macacos vermelhos do Quênia apresentam tempo de vida em torno de 4 a 5 anos no ambiente natural e podem viver até 20 anos em cativeiro. Uma