endemias e epidemias
Turma: 222
Disciplina : biologia
A)
ENDEMIAS: Uma endemia é caracterizada por qualquer doença que aparece em um determinado local por tempo indeterminado, regularmente, atingindo uma população dentro dos limites previamente determinados (quantidade de pessoas e época), Por exemplo, uma doença que atinge X número de pessoas em um ano (continuamente, no após ano). Se esse número não for ultrapassado trata-se de uma endemia.
EPIDEMIAS: Uma epidemia se caracteriza por apresentar, num curto período de tempo, um grande número de casos de uma determinada doença, por exemplo Quando não é previsto nenhum caso de uma determinada doença em uma região, a presença de apenas um caso já pode ser considerada epidemia.
PANDEMIAS: Uma pandemia pode ser caracterizada por uma doença infecciosa que se espalha em toda a população de uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta. Uma pandemia resulta de um agente infeccioso que se difundo facilmente matando um número grande de pessoas. Uma pandemia pode se desenvolver com o aparecimento de uma nova doença para população, para a qual os humanos ainda não têm defesa, causando mortes e se esparramando facilmente e sustentavelmente na população. Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.
B)
Febre amarela – ENDEMIA
AIDS - ENDEMIA
Dengue - ENDEMIA
Doença de chagas –ENDEMIA
Malária – ENDEMIA
Gripe suina – EPIDEMIA
C)
C1) Processo que pode reduzir a capacidade de um agente infeccioso causar doença. Ele inoculou o vírus , na sua primeira experiência o vírus inoculado não teve efeito curatório, ele tirou férias e deixou o vírus inoculado e depois que ele voltou percebeu que o vírus estava envelhecido e fez novos experimentos , o segundo sim teve efeito entao tirou a conclusão que a cultura das bactérias atenuadas poderiam ser usadas