SIG na Logística
Os SIGs podem ser utilizados para auxiliar o gerenciamento de infra-estrutura, logística, administração de frotas e diversas outras tarefas relacionadas a transporte, sendo também muito útil no monitoramento de ferrovias e rodovias.
Utilizando-se dessa tecnologia, podemos encontrar caminhos ou, eventualmente, determinar a “melhor” (mais curta ou mais rápida) rota para entrega de produtos e serviços, além de calcular tempos e custos, e chegar a um ponto de equilíbrio. Isto pode ser empregado na determinação de quais veículos devem atender a determinadas localizações de consumidores e a melhor seqüência de atendimento, de forma a minimizar o tempo de viagem.
Pode-se também, com o uso de sistemas de informação geográfica, visualizar o volume de tráfego em ruas e rodovias e analisar as relações entre este volume e as dimensões das vias que o suportam. Algumas das funcionalidades aplicadas à área de transporte são:
· Sistema de navegação veicular;
· Mostrar o caminho de um veículo através de uma via;
· Encontrar uma localização (exemplo: através do código postal);
· Encontrar o menor caminho entre duas diferentes localidades (distância, consumo, tempo);
· Dar instruções ao motorista (texto, voz ou gráfico);
· Obter informações sobre a saída mais próxima (ou posto, cidade);
· Gerar informações sobre: acidentes, mudanças possíveis do curso atual, dentre outras.
Figura 1. Melhor caminho: roteiro de inspeção. Fonte: LabGeo / EPUSP. O AVL (Automatic Vehicle Location) (ver Figura 2), por exemplo, é um sistema ou serviço de localização que monitora a posição de um veículo a cada momento enquanto este se desloca sobre a superfície da Terra. Esta informação, juntamente a outros dados que podem ser coletados, permitem a realização de operações associadas, de acordo com a necessidade de cada usuário, como serviços de segurança, logística e controle de frotas.
Na composição do sistema, temos basicamente um sistema embarcado