estudante
O mesozoico é a era do éon Fanerozóico que está compreendida entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás, aproximadamente. Divide-se nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente.
O nome mesozoico é de origem grega e refere-se a “meio animal” sendo também interpretado como a “idade medieval da vida”. Esta era é especialmente conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros e amonites.
No início desta era, toda superfície terrestre se concentrava num único continente chamado pangeia.
O clima no início do mesozoico era predominantemente quente e seco, tornando-se mais úmido no jurássico. As temperaturas elevadas não permitiam a retenção de tanta água nos glaciares como atualmente, fazendo com que o nível do mar fosse mais elevado, e havia também maior expansão das moléculas de água. A temperatura e umidade estimularam a evolução de vegetação exuberante, provocando um grande desenvolvimento dos herbívoros e consequentemente dos carnívoros.Esta foi uma era dominada pelos répteis, como os dinossauros, pterossauros e plesiossauros.
Durante o mesozoico estes animais conquistaram a Terra e desapareceram mais tarde de forma misteriosa, sendo a causa mais provável: a colisão de um meteorito com a Terra, sendo estimada como a segunda maior extinção em massa da Terra. A maior ocorreu no final do pérmico, estima-se que esta tenha extinguido 90% de todas as espécies que viviam na Terra.
Os primeiros mamíferos se desenvolveram, apesar de não serem maiores que ratos. As primeiras aves apareceram durante o Jurássico, e embora sua descendência seja motivo de grande discussão entre cientistas, grande parte aceita que tenham origem nos dinossauros. As primeiras flores (angiospérmicas) apareceram durante o período Cretáceo.Após a extinção em massa do final do Paleozóico , seguiu-se a era mesozoica, durante a qual a Terra voltou lentamente a enriquecer em vida. As florestas foram sendo substituídas por