Teoria de Relações Humanas
Principais conceitos e princípios
A Teoria das Relações Humanas surge nos Estados Unidos como um movimento de oposição à Teoria Clássica, contestando os conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica, adequando aos novos padrões de vida da sociedade americana. Para isso, Elton George Mayo, juntamente com seus colaboradores, desenvolveu experiências que ficaram conhecidas como Experiências de Hawthorne.
Essas experiências foram realizadas na Western Eletric, uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas de telefonia. Tratava-se de uma empresa bem-sucedida e com ótimos resultados de satisfação de seus funcionários.
Como resultado das experiências, foram delineados os princípios básicos da Teoria das Relações Humanas, conforme abaixo relacionado:
O Nível de Produção é Resultante da Integração Social e não da necessidade fisiológica do empregado. São as normas sociais e expectativas que o envolvem que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Ou seja, quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, maior sua disposição para produzir.
Comportamento Social dos Empregados se apoiam totalmente no grupo. Portanto, não reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros do grupo, que por sua vez, define a quota de produção e pune aquele que não cumpre suas normas.
Grupos informais – As pesquisas enfatizaram os aspectos informais da organização. Onde a empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais, os quais deliberam suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas.
As Relações Humanas são ações e atitudes desenvolvidas pela relação entre pessoas e grupos. Onde os indivíduos dentro da organização mantêm uma constante interação social. Sendo que cada indivíduo possui uma personalidade que influência no comportamento e atitudes uns dos outros.