trabalho estagio
1. Introdução
O Sistema de informação Geográficas ( SIG é um sistema de Hardware, Software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. Estes sistemas observam os fenômenos geográficos sob diferentes visões e objetivos. A relação ou importância entre a resolução e detalhamento das informações quanto à frequência de atualização também variam.
Em detrimento a estes vários perfis de usuários, somados a uma diversidade de aplicações dos sistemas de informações geográficas, é possível definir as características dos dados geográficos e das funções de análise e tratamento necessários para cada combinação de interesses, neste
caso
especifico
envolvendo
a
logística
e
os
transportes.
Os SIGs oferecem ótimas ferramentas de apoio à decisão, com custo de aquisição treinamento de pessoal variado. A versatilidade na manipulação dos dados georreferenciados, a possibilidade de operar sobre plataformas de baixo custo, como os computadores pessoais, e a relativa simplicidade de operação tornam-no um recurso bastante interessante, pois permitem que decisões sejam tomadas a partir de critérios definidos de forma participativa e sustentável.
A seguir apresentaremos alguns exemplos de aplicações e utilidades dos sistemas de informações geográficas
de
acordo
com
suas
características
e
particularidades.
2. Aplicação na logística e transportes
Os SIGs podem ser utilizados para auxiliar o gerenciamento de infraestrutura, logística, administração de frotas e diversas outras tarefas relacionadas a transporte, sendo também muito útil no monitoramento de ferrovias e rodovias.
Utilizando-se dessa tecnologia, podemos
encontrar caminhos ou, eventualmente, determinar a “melhor” (mais curta ou mais rápida) rota para entrega de produtos e serviços, como