Avaliação
Nayane Sanches Braga2
RESUMO: O presente artigo busca analisar e refletir sobre a avaliação no processo de ensino aprendizagem e que instrumentos são utilizados para a prática da avaliação educacionalnas escolas. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de campo, feita com alguns professores do ensino fundamental de nove anos da rede pública, do município de Breves. É preciso que os educadores saibam da necessidade de garantirposturas avaliativas no contexto educacional em que estão inseridos para que seus alunossejam respeitados e orientações eficazes sejam usadas. A escola é lugar de aprender, e muitas vezes aprender, inclui errar, então a avaliação tem que estar voltada para a reflexão e não para punição. Diante disso, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades de aquisição de conhecimento e seus resultados devem servir para orientação da aprendizagem, cumprindo uma função educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, aprendizagem, professor, aluno.
Introdução
A avaliação é uma tarefa que exige certa objetividade e clareza dos sujeitos nela envolvidos. Porém, apesar das dificuldades na sua realização, não se trata de algo inatingível, que apresenta obstáculos intransponíveis, e sim de algo que necessita ser encarado com todas as suas peculiaridades, como por exemplo, seu caráter processual.
Neste caso, Hoffmann (2003) afirma que a avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem. Portanto, os educadores precisam estar conscientes de que avaliar é necessário, mas em virtude da grande rapidez com que as informações acontecem no mundo, buscar caminhos para uma nova e melhor aprendizagem requer fundamentações teóricas de práticas avaliativas e de ensino, para que os professores se sintam corresponsáveis e a serviço de uma pedagogia dinâmica pautada na