Ligação Ionica
Introdução
Os átomos ligam-se para adquirir maior estabilidade com o mínimo de energia.
Gases Nobres (8A): são encontrados isoladamente porque são estáveis por natureza. O gás hélio (He) tem dois elétrons na camada K. O neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn) apresentam oito elétrons na camada de valência (que é a última camada).
Teoria do Octeto: os átomos ligam-se, isto é, eles tendem a perder, ganhar ou compartilhar elétrons, procurando adquirir configuração eletrônica de gás nobre mais próximo deles, na tabela periódica.
Metais: possuem menos de quatro elétrons na camada de valência, apresentam alta eletropositividade, adquirem o octeto perdendo elétron(s) e estabilizam-se formando cátions.
Ametais ou Não-Metais: possuem mais de quatro elétrons na camada de valência, apresentam alta eletronegatividade, adquirem o octeto ganhando elétron(s) e estabilizam-se formando ânions.
Ligação Química Iônica ou Eletrovalente
A ligação iônica consiste na transferência de elétron(s) de um metal (íon catiônico) para um ametal (íon aniônico). Essa transferência de elétron(s) é originária de uma forte atração eletrostática entre esses íons. Os compostos que apresentam essa ligação são chamados compostos iônicos.
Utilizando o método de Lewis, no qual é representado o último nível eletrônico do átomo ou camada de valência por pontos.
Escrevendo a fórmula iônica, temos:
[Na]+ [Cl]-
Portanto sua fórmula iônica é NaCl.
Características das Substâncias Iônicas
As fortes atrações eletrostáticas entre cátions e ânions, em uma substância iônica, têm suas conseqüências;
Toda substância iônica é sólida e forma um retículo cristalino, nas condições ambientes.
Os pontos de Fusão (PF) e de ebulição (PE) são bem altos.
As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou quando dissolvidas em água.
Portanto, lembre-se:
Metal + Ametal → Ligação Iônica → Substância Iônica → Sólido