Grécia
Grécia
Relevo
A montanha e o mar são os dois elementos dominantes na paisagem grega. Três quartos do país são cobertos de montanhas e de tal maneira o mar invade a terra, com inúmeros golfos, que o ponto mais afastado da costa dista dela apenas oitenta quilômetros. Na porção mais setentrional ergue-se o famoso monte Olimpo, ponto culminante da Grécia.
As regiões naturais da Grécia são: a Macedônia e Trácia, ao norte, montanhosas e com planícies litorâneas de origem aluvial; a Grécia central, onde se encontram a Tessália e a Ática, com férteis vales; o Peloponeso, zona muito montanhosa mas com vales litorâneos; e Creta, a maior ilha do país, com montanhas que atingem quase 2.500m de altitude.
Uma parte essencial de Grécia são suas 427 ilhas que abarcam um total de 25.642 quilômetros quadrados do território nacional. De todas elas só aproximadamente cem estão habitadas. As de maior tamanho são Creta com 8.220 quilômetros quadrados, Eubea, 3.580 quilômetros e Lesbos com 1.750 quilômetros.
Na parte setentrional destaca o Kaimaktsalám e sobre tudo a máxima altitude do país, no Maciço do Olimpo, se eleva o Mítikom.
O Monte Olimpo é uma montanha com 2.917 metros de altura, ao norte da Grécia, na fronteira entre a Tessália e a Macedônia. De acordo com a mitologia grega, o Monte Olimpo era a residência oficial dos deuses.
Hidrografia
A hidrografia grega é pobre, devido à abundância de solos calcários, que determinam represamentos subterrâneos. Os rios são curtos, com volume irregular durante o ano, não são navegáveis e têm limitadas possibilidades para a irrigação.
Vegetação
A vegetação é tipicamente mediterrânea (pinheiros, oliveiras, vegetação rasteira e matas esparsas) nas regiões meridionais e centrais. No norte prevalece o tipo de vegetação característico da Europa central, com florestas mistas. Nas planícies predomina vegetação arbustiva e herbácea. Nos planaltos do centro e do sul aparecem árvores de