Manual de Pintura
Introdução 2
Tintas 3
Pintura PVA sobre emboço 5
Pintura acrílica sobre emboço 7
Pintura sobre fibra de vidro 9
Pintura a óleo sobre madeira 10
Esmalte sintético sobre aço 12
Epóxi sobre piso de concreto 14
Patologias da pintura 17
PARA Aplicações nos Postos Ipiranga CONSULTAR CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DE TINTAS. 22
Introdução
A pintura tem função de proteger e embelezar a superfície da edificação. Para cada superfície e locação deve ser feito uma preparação específica e ser usado um tipo de tinta adequado. Este Manual de Pintura tem o objetivo de orientar quanto a melhor forma de ser realizada esta proteção.
Foi elaborado a partir de pesquisa junto aos fabricantes de tintas e pessoas especializadas no assunto. Após análise de todas as informações recebidas, foram selecionadas para constar neste manual, as de principal utilização nas edificações dos Postos Ipiranga.
As informações estão divididas por tipo de pintura para cada superfície, sendo ainda separadas em preparação da superfície, e o procedimento de pintura. Por fim, são apresentados os diversos tipos de defeitos que normalmente acontecem na pintura, com suas causas e as solução para estes problemas.
Na expectativa de que este manual seja uma importante ajuda no processo de pintura, colocamo-nos à disposição para quaisquer solicitações e sugestões, através dos telefones: (21) 2574-5236 / 2574-5709.
Tintas
As tintas são líquidos compostos por pigmentos, veículo (resina + solvente) e aditivos. Aplicadas a superfície formam uma película sólida e aderente com função de proteger e embelezar.
Para avaliar a qualidade de uma tinta deve-se observar suas principais características: estabilidade; cobertura; rendimento; aplicabilidade; nivelamento/alastramento; secagem; lavabilidade; e durabilidade. O alto teor de sólidos (resinas e pigmentos), a qualidade dos pigmentos e a quantidade de dióxido de titânio (poder de cobertura), são os principais elementos que indicam uma boa