Corrosão
Manual de Preparação de Superfície
MANUAL DE PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE
A preparação da superfície é realizada com dois grandes objet ivos. O primeiro consiste em remover da superfície materiais que possam impedir o contato da tinta com a mesma. O segundo, diz respeito à necessidade de se criar um adequado perfil d e rugosidade capaz de permitir a ancoragem mecânica da primeira demão da tinta de fundo ao substrato.
Sendo assim, a preparação da superfície constitui uma etapa importantíssima na execução de uma pintura industrial sendo especificamente diferente para cad a tipo de substrato. AÇO
Os tipos de tratamento de supe rfície para este substrato estão muito bem definidos através de diversas normas:
1- Steel Structures Painting Council (SSPC) Pittsburg P.A, USA;
2- Norma Sueca SIS 05 5900 (1967) Pictorial Surface Prepara tion Standard for Paintin f
Steel Surfaces.
3- Norma Britânica BS 5493
4- Shipbuilding Research Association of Japan Standards for the Preparation of Steel
Surface Prior to Painting (Padrão SPSS)
5- NACE National Association of Corrosion Engineers
6- Preparation of Ste el Substrates Before Application and Related Products (ISO 8501 -1)
REMOÇÃO DE OLEOSIDADES (LIMPEZA FÍSICO -QUÍMICA)
A remoção de todo óleo ou graxa, provenientes de contato com as mãos, óleos protetivos para armazenamento e transporte, óleos utilizados e m corte, estamp agem, trefilagem, pastas desmoldantes de polimento e quaisquer outros contaminantes deste tipo é essencial ser realizada antes mesmo de qualquer preparação complementar da superfície.
Soluções apropriadas de produtos alcalinos, emulsificant es, desengraxantes, vapor d’água e solventes são comumente utilizados. O método mais usual é por remoção com solventes.
Utilizando-se panos brandos e limpos, embebidos em solvente do tipo xilol, efetuando a troca freqüente destes para assim obter uma efeti va remoção dos contaminantes.
Os procedimentos