Avaliação
A esse respeito os pcn afirmam que;
A avaliação,deve ser realizada durante e, ao mesmo tempo, do tema abordado. Nesse sentido a avaliação poderá ser efetuada no decorrer do aprendizado,com o objetivo do aluno
- Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço. Este critério pretende avaliar se, a partir dos estudos desenvolvidos, o aluno se situa no tempo presente,reconhece diversidades e aproximações de modo de vida, de culturas, de crenças e de relações sociais, econômicas e culturais, pertencentes às localidades de seu próprio tempo e localizadas no espaço mais próximo com que convive (na escola, na família, na coletividade e em uma comunidade indígena de sua região).
- Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual. Este critério pretende avaliar as conquistas do aluno no reconhecimento de que sua realidade estabelece laços de identidade histórica com outros tempos, que envolvem outros modos de vida, outros sujeitos e outros contextos (PCN, 1997, p.44).
Portanto ela deveria ter utilizado a concepção de avaliação progressista,onde há uma postura de cooperação entre professor e aluno, alem de ser investigativa e reflexiva, incentivando a conquista da autonomia do aluno e pode ser realizada a qualquer momento, ou seja é processual e continua.