Livro os herois de esparta
Autor: Sérgio Pereira Couto
Em 480 a.C. as tropas de Xerxes, rei do Império Persa,prepararam-se para invadir a Grécia. Derrotados alguns anos antes, na Batalha de Maratona, os persas pareciam ter desistido deste intento, até que o novo monarca resolveu vingar a humilhação sofrida por seu pai.
Apenas uma liga de cidades-estado gregas, lideradas pela poderosa Esparta, resolveu opor-se ao invasor. O palco escolhido foi o Desfiladeiro das Termópilas, na Grécia Central, que ficaria para sempre marcado pelo sangue daquela batalha e pelo heroísmo de seus combatentes.
A história, nos relatos de Heródoto, imortalizou o conflito na pessoa do rei Leônidas, e de sua guarda pessoal, conhecida como “Os 300 de Esparta”. Mas poucos sabem que muitos outros representantes de diversas cidades morreram junto aos espartanos.
Em 191 a.C., às vésperas do quarto conflito a ocorrer naquele mesmo cenário, desta vez enfocando os romanos, um aluno da Escola de Heródoto, um macedônio chamado Filipe, é escolhido para acompanhar a nova batalha e registrá-la.
Ansioso para cumprir com seu dever, ele parte em busca de alguém que possa ajudá-lo a entender melhor como realizar sua missão. Conhece, então, o organizador oficial de documentos do Senado, Cláudio Germânico, que, interessado na missão de Filipe, resolve contar o que sabe a respeito do clássico confronto das Termópilas. Com a ajuda de um amigo mercador ateniense e de um bardo grego quase cego, Cláudio dá uma aula e conta a Filipe e seus colegas a verdadeira história da Batalha das Termópilas.
Um relato fascinante que conta o episódio como ele realmente aconteceu. Uma ficção baseada nos escritos de Heródoto e Plutarco. Uma história que vai além da obra de Frank Miller e dos filmes acerca do