Civilização Grega
A Grécia é um país localizado no sul da Europa. No território grego atual, podemos encontrar vestígios da antiga civilização grega, como pinturas, esculturas, vasos, ruínas de templos, teatros e outras construções. A língua falada na Grécia atual, apesar das diferenças, também deriva do antigo grego. Podemos dividir a Grécia em três partes: o sul da Península dos Bálcãs (Grécia continental), a Península do Peloponeso (Grécia peninsular) e um grande numero de ilhas no Mar Egeu (Grécia insular).
O litoral grego é formado por um grande numero de baias, golfos e portos naturais.
As primeiras organizações políticas que apareceram nas ilhas do Mar Egeu eram semelhantes aquelas do Egito antigo e da Mesopotâmia. O palácio mais importante se localizava na cidade de Cnossos. Os reis cretenses controlavam grandes extensões de terras, onde trabalhavam muitos camponeses. Esses trabalhadores pagavam tributos ao governo na forma agrícola. A sociedade micênica também estava organizada em torno do palácio. O rei e uma aristocracia guerreira mantinham controle sobre uma população de camponeses. A ruína dos palácios provocou o fim do poder dos reis. O genos era uma grande família aristocrática que acreditava descender de um antepassado comum (que podia ate ser um deus).
A CIDADE-ESTADO GREGA
A pólis pode ser definida como uma comunidade de cidadãos livres que se autogovernavam. Para tanto, dispunham de assembleias e magistrados, e de um conselho que preparava os pontos a serem discutidos nas assembleias.
A VIDA POLITICA NA GRECIA
Conhecemos mais sobre Atenas do que sobre as outras cidades gregas. Isso porque os textos literários e vestígios arqueológicos que sobreviveram ate nosso tempo permitem que estudemos com mais detalhes a vida dos antigos ateniense. Segundo os antigos gregos, Atenas foi inicialmente governada pelo rei Teseu.
A IMPLANTAÇÃO DA DEMOCRACIA
A colonização de novas terras possibilitou que o